Logotipo Nascer com Direitos Header
GUIA PRÁTICO PARA RECLAMAR

JÁ TE ACONTECEU FAZERES UMA RECLAMAÇÃO E SENTIRES QUE FOI DESPERDÍCIO DE TEMPO?

O "Guia prático para reclamar", escrito por Mia Negrão e ilustrado pela maravilhosa Gabriela Araújo, conta com informação preciosa e muito prática que te vai motivar a reclamar quando os teus direitos não são respeitados.

Quem deve ler este guia?

RECLAMAR É UM DIREITO. SABER FAZÊ-LO É ESSENCIAL

Por isso, este guia resume o que precisas de saber para redigires uma reclamação e/ou para fazeres uma queixa crime.

Este guia prático é para ti se:

ESTE GUIA JÁ RECEBEU AS MELHORES AVALIAÇÕES

“O sistema é burocrático e confuso, muito difícil de interpretar pela maioria das pessoas. A Mia Negrão, advogada e activista, “troca por miúdos” a confusão que muitas vezes é opositora à exposição de reclamações ou acções legais, para que facilmente possam ser compreensíveis os meandros, permitindo contextualizar a situação que foi vivida. Perceber o que aconteceu, atribuindo um contexto jurídico, é uma ferramenta fundamental para agir. É fundamental não só para a vítima poder receber apoio, mas também para que a situação vivida seja vista e reconhecida, para não mais ser repetida.
Um manual prático, claro e que dá acesso a contactos e informações que vão ajudar a comunidade a agir.”

CARLA PITA SANTOS

Presidente do Observatório de Violência Obstétrica em Portugal

“A violência obstétrica é uma realidade sistémica, transversal e amplamente normalizada, porém, inaceitável. Mas onde e como se pode fazer queixa? E em que prazos isto é viável? Perguntas simples, mas para as quais nem sempre a resposta é de acesso fácil. De consulta prática e com informação bastante clara, este era o guia que faltava para quem quer saber como exigir justiça. Informação é poder, e Mia Negrão vai certamente empoderar muitas mulheres e respetivas famílias com este documento.”

PAULA COSME PINTO

Jornalista e autora do livro "A Vida de Saltos Altos"

3 razões pelas quais precisas de ler este guia para reclamar

1

Se estás grávida

Neste guia vais perceber como, a quem e em que prazos podes fazer reclamações quando os teus direitos são desrespeitados durante as consultas de vigilância da gravidez.

2

Se foste vítima de violência obstétrica

Se passaste por uma situação de violência obstétrica no teu parto ou pós-parto, este guia explica-te, passo-a-passo, as tuas opções.

3

Se queres mudar o mundo

…uma reclamação de cada vez! Reclamar é dar feedback, demonstrar descontentamento e exigir melhores cuidados de saúde. É fundamental para que as próximas gerações não tenham de lutar exactamente pelos mesmos direitos que nós.

sobre a mia

Sou advogada, doula, assessora de lactação e formadora. Fundei o projecto Nascer com Direitos com o objectivo de fazer circular informação sobre direitos na gravidez, no parto e no pós-parto.

Trabalho diariamente com grávidas e casais na elaboração dos seus planos de parto através das Sessões Nascer com Direitos e recebo em consulta jurídica vítimas de violência obstétrica. Muitas das pessoas que me chegam em consulta, relatam um sentimento de frustração por não saberem como reclamar e por quererem, apenas, que o que aconteceu nos seus partos, não aconteça com mais ninguém. Foi isto que me motivou a elaborar este guia, para que todas as pessoas possam fazer a sua parte e evitar que outras pessoas passem pela mesma ou por situações semelhantes.

Um dos meus objectivos é aumentar a literacia jurídica em Portugal e este é o primeiro passo: descomplicar o direito a reclamar!

Com este guia vais:

Compreender a quem deves reclamar

Compreender como deves reclamar

Conhecer alguns formulários de reclamação

Obter contactos oficiais para fazeres as reclamações

Perceber em que situações deves fazer uma queixa-crime

Perceber quando tens direito a uma indemnização

GUIA PRÁTICO PARA RECLAMAR

Este guia ilustrado é o passo-a-passo de que precisas para fazeres uma reclamação ou avançares com uma queixa-crime.
Podes comprá-lo HOJE e começar a mudar o mundo. Uma reclamação de cada vez!

4
20
  •  

Se chegaste até aqui e ainda não adquiriste o guia

Isso significa duas coisas...

A primeira é que queres mesmo saber como reclamar ou fazer uma queixa crime, seja para te precaveres, seja porque passaste por alguma das situações que listei.

A segunda é que tens alguma dúvida, por isso preparei estas secção de perguntas e respostas para te esclarecer.

AS TUAS QUESTÕES RESPONDIDAS!

COMO POSSO COMPRAR O GUIA? Após clicares no botão de compra nesta página, serás redirecionada/o para um terminal de pagamento 100% seguro, onde te serão solicitados os teus dados de facturação e o método de pagamento desejado.

QUAIS OS MÉTODOS DE PAGAMENTO DISPONÍVEIS? Podes pagar por cartão de crédito, Paypal ou por referência multibanco.

COMO POSSO ACEDER E LER O GUIA DEPOIS DE O COMPRAR? Após efectuares a compra, irás receber no teu um email um link que te dará acesso ao guia. Poderás ler o guia no teu computador, tablet ou telemóvel.

ESTOU COM PROBLEMAS NO PAGAMENTO. PODEM AJUDAR? Envia um email para info@nascercomdireitos.pt. Iremos responder o mais rapidamente possível.

Agora que te sentes preparado/a para reclamar, garante já o teu guia!